Escreva sobre as florações líricas do
Português, considerando o que estudou em Literatura Portuguesa.
A literatura portuguesa se formou no
território português, ainda que mais tarde as criações se fariam em outras
partes do mundo como consequência dos descobrimentos marítimos dos séculos XV e
XVI. Podemos
dizer que o trovadorismo foi a primeira manifestação literária da língua
portuguesa. Surgiu no século XII, em plena Idade Média, período em que Portugal estava
em processo de formação nacional. O marco inicial do Trovadorismo é a “Cantiga
da Ribeirinha”, escrita por Paio Soares de Taveirós.
Os trovadores eram artistas de origem nobre,
que compunham e cantavam, com o acompanhamento de instrumentos musicais. Estas
cantigas eram manuscritas e reunidas em livros, conhecidos como Cancioneiros.
Os trovadores de maior destaque na lírica galego-portuguesa são Dom Dinis e
Paio Soares de Taveirós. No trovadorismo, as cantigas são divididas em:
cantigas de amor e cantigas de amigo, cantigas de maldizer, cantigas de
escárnio.
Cantigas de Amor: a principal característica essa cantiga é o amor não correspondido. O trovador destaca todas as qualidades da mulher amada, colocando-se em uma posição inferior a ela. O amor baseia- se em uma relação de suserano/ vassalo, reproduzindo o sistema hierárquico da época, o feudalismo, e a divisão da classe social entre o clero, a nobreza e o povo.
Cantigas de Amigo: enquanto que nas Cantigas de amor o eu-lírico é um homem, nas cantigas de amigo é uma mulher que assume o eu- lírico, embora os escritores fossem homens. O tema principal é a lamentação da mulher pela falta do amado.
Cantigas de Amor: a principal característica essa cantiga é o amor não correspondido. O trovador destaca todas as qualidades da mulher amada, colocando-se em uma posição inferior a ela. O amor baseia- se em uma relação de suserano/ vassalo, reproduzindo o sistema hierárquico da época, o feudalismo, e a divisão da classe social entre o clero, a nobreza e o povo.
Cantigas de Amigo: enquanto que nas Cantigas de amor o eu-lírico é um homem, nas cantigas de amigo é uma mulher que assume o eu- lírico, embora os escritores fossem homens. O tema principal é a lamentação da mulher pela falta do amado.
Cantigas de Maldizer: através
delas, os trovadores faziam sátiras diretas, na qual se falava mal de pessoas
conhecidas, por meio de um vocabulário de baixo calão.
Cantigas de Escárnio: nestas cantigas o nome da pessoa satirizada não aparecia. As sátiras eram feitas de forma indireta e irônica, utilizando-se de duplos sentidos.
Podemos observar que os primeiros poemas se viram influenciados pela literatura e a linguagem provincial, mas tinha a marca da língua portuguesa e do galego, que era então um dialeto do português. Em toda a época trovadoresca, desde o século XII até o começo do século XV, a língua galego-portuguesa foi o grande veículo da poesia lírica de toda a Península Ibérica, passando mais tarde a ser apenas portuguesa. De todos os falares hispânicos, foi certamente este o que mais rapidamente se aperfeiçoou e se desenvolveu, ganhando muito do prestígio que possui.
Cantigas de Escárnio: nestas cantigas o nome da pessoa satirizada não aparecia. As sátiras eram feitas de forma indireta e irônica, utilizando-se de duplos sentidos.
Podemos observar que os primeiros poemas se viram influenciados pela literatura e a linguagem provincial, mas tinha a marca da língua portuguesa e do galego, que era então um dialeto do português. Em toda a época trovadoresca, desde o século XII até o começo do século XV, a língua galego-portuguesa foi o grande veículo da poesia lírica de toda a Península Ibérica, passando mais tarde a ser apenas portuguesa. De todos os falares hispânicos, foi certamente este o que mais rapidamente se aperfeiçoou e se desenvolveu, ganhando muito do prestígio que possui.
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