Atividade sobre o romance "Gaibéus", de Alves Redol.

           Gaibéus foi o primeiro romance escrito por Alves Redol, publicado em 1939, é considerado como a obra que marca a introdução do Neorrealismo em Portugal. Nesse livro, Redol conta a história dos gaibéus, trabalhadores alugados, que vão para a região do Ribatejo, trabalhar nas Lezírias. O autor procura relatar as desigualdades sociais, além da exploração do ser humano pelo próprio ser humano; abordando as más condições de trabalho, as doenças e as diferenças entre proprietário e trabalhador.
            Logo na introdução, o autor deixa clara a natureza estética de seu livro: “Este romance não pretende ficar na literatura como obra de arte. Quer ser, antes de tudo, um documentário humano fixado no Ribatejo. Depois disso, será o que os outros entenderem".
O livro possui uma linguagem bastante marcada por expressões regionais, o que demonstra o interesse, por parte do autor, em apresentar ao leitor a cultura da região. Para escrever Gaibéus, Alves Redol realizou um verdadeiro e amplo trabalho de pesquisa na região do Ribatejo, chegando ao ponto de se instalar na região para obter mais informações sobre a colheita de arroz.
Essa é uma obra literária em que não há um personagem principal. Todos os personagens são tratados como elementos homogêneos e equivalentes. Não existe evolução das personagens na obra, pois o individual desaparece no aglomerado populacional.
 Dentre os personagens do livro, merecem destaque Rosa, Ti Maria do Rosário e o ceifeiro rebelde. A personagem Rosa exemplifica a realidade social das mulheres no sistema capitalista. Conforme pode ser observado, as mulheres eram tidas como seres inferiores e, além de serem exploradas no trabalho também eram exploradas sexualmente. A situação da mulher nesse sistema revela a degradação a que está submetida, uma vez que é considerada como objeto que serve apenas para dar prazer ao patrão e aos homens que cruzam seu caminho.
Em oposição à Rosa surge Ti Maria do Rosário, senhora de idade avançada e fisicamente debilitada pelo sezão, mas que precisa ceifar diariamente para garantir seu sustento. A idosa entra em desespero quando, acometida pela doença, recebe ordens para abandonar a ceifa: “o cérebro diz-lhe que deve ir pra junto deles, e depressa, mas as pernas já não obedecem ao seu mando” (REDOL, 1976, p 85). Essa personagem preconiza o destino dos gaibéus que, depois de tantos anos de trabalho e sofrimento, terão como recompensa a morte, sendo descartados como um objeto sem valor.
            Por último, destaca-se o ceifeiro rebelde. Ele representa a consciência do que está acontecendo em sua volta, da alienação dos trabalhadores e da exploração de que é vítima: o ceifeiro rebelde.
 Esse personagem pode ser considerado o alter ego do autor. Por ser uma pessoa com experiência e bastante viajada, o ceifeiro rebelde compreende o mecanismo da exploração do trabalho no sistema capitalista, também presente no meio rural. É o que pode ser observado no episódio mensagem da nuvem negra. O ceifeiro rebelde sabia que os companheiros tinham direito a receber o salário integral, visto que não fora culpa deles terem trabalhado apenas meio expediente. Ao contrário dos companheiros de labuta, esse personagem não se conforma com a exploração sofrida, entretanto, em nenhum momento tenta conscientizar os companheiros para que se unam contra o patrão, pois sabe que, por mais que tentasse essa situação não iria mudar. Os gaibéus desconheciam seus direitos como trabalhadores e nunca iriam compreendê-lo, tanto que chegam a se alegraram quando o patrão ofereceu-lhes milho para descascar, como forma de compensar o baixo pagamento.
Alves Redol propôs a recuperação do romance do século XIX, acrescentando conceitos do materialismo histórico-dialético de Karl Max. O romance Gaibéus possui uma narrativa bem elaborada, marcada por regionalismos, o que confere um caráter mais dramático e realista a obra. Observa-se que os escritores do movimento neorrealista dedicaram-se a denunciar os problemas sociais. No caso do romance Gaibéus, observa-se a temática de uma camada social desfavorecida – os trabalhadores – e a entidade que a explora – o patrão.

Referências:
Fillus, Luiza Nelma. Perfis femininos em Gaibéus, de Alves Redol. Disponível em http://www.solar.virtual.ufc.br/arquivos/prof/2038/5/227690/artigo_9_perfis_feminino.pdf acesso em 04/04/2013.
Redol, Alves. Gaibéus. Disponível em http://www.solar.virtual.ufc.br/arquivos/prof/2038/5/227690/gaibeus.pdf acesso em 04/04/2013.
Resende, Kellen M. Camargos. O silêncio e a literariedade em Gaibéus. Disponível em http://www.solar.virtual.ufc.br/arquivos/prof/2038/5/227690/artigo_gaibeus.pdf acesso em 04/04/2013.

www.solar.virtual.ufc.br acesso em 04/04/2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O "surrealismo avançado" de Herberto Helder.