1. Leia um artigo das seções "Olhando de perto" e redija um texto com as seguintes informações: 
i) O título e o (a) autor (a); 
ii) As principais ideias do documento; 
iii) Sua opinião, com argumentos, sobre as ideias citadas no item anterior e o que você aprendeu com esta atividade. 

O texto pesquisado “A reforma da educação básico no Ceará”, de autoria de Antenor Naspolini fala sobre as reformas ocorridas na educação básica do estado do Ceará entre os anos de 1995 e 2000. Os avanços registrados podem ser resumidos em duas grandes ações: Gestão Educacional e Desenvolvimento Técnico-Pedagógico. No âmbito da Gestão Educacional houve além de outros fatores uma redução do índice de abandono escolar bem como a implantação dos Conselhos Escolares em todas as escolas do estado. No quesito Desenvolvimento Técnico- Pedagógico, houve uma redução do número de professores não habilitados e a criação de programas públicos para formação docente, denominados MAGISTER CEARÁ e PROFORMAÇÃO. A implementação de três sistemas de gestão escolar: SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação educacional no Ceará, 1992), o SIGE (Sistema Integrado de Gestão Educacional, 1997) e o SAP (Sistema de Acompanhamento Pedagógico, 1996) também tiveram papel fundamental.
No que se refere aos profissionais do magistério merece destaque o programa MAGISTER, que oferecia três tipos de licenciaturas (Linguagens e Códigos, Ciências Naturais e Matemática e Ciências Humanas) para os profissionais que já possuíam ensino médio afim de habilitá- los para atuação nas séries finais do ensino fundamental e nas três séries do ensino médio. Por fim o autor nos dá a dica de um novo modelo de política educacional, baseado na mobilização de toda a sociedade, movimento esse denominado Escola do Novo Tempo, que procura gerar consensos dentro de um modelo de planejamento participativo gerado desde a escola, como unidade básica de planejamento, até o governo do estado, passando pelas comunidades e municípios.
Sem dúvida, esses programas trouxeram muitos avanços para um ensino que se encontrava uma situação tão precária para a época, no entanto, apresar de todos esses avanços, muita coisa ainda precisa ser feita. Pude observar no texto que o acesso a escola era um bem para poucos e que, embora a população cearense predominasse na zona rural, a oferta de escolas públicas concentrava- se nos grandes centros urbanos. Esse não é mais o principal problema hoje, pois como vimos, 98% da população de 7 a 14 anos se encontra matriculada nas escolas, o que nos faz perceber que atualmente o principal problema é muito mais complexo, pois envolve fatores sociais. Sabemos que nosso estado possui grande extensão territorial, o que acaba dificultando a chegada de um ensino de melhor qualidade para todos os municípios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade sobre o romance "Gaibéus", de Alves Redol.

O "surrealismo avançado" de Herberto Helder.