1. Leia
um artigo das seções "Olhando de perto" e redija um texto com as
seguintes informações:
i) O título e o (a) autor (a);
ii) As principais ideias
do documento;
iii) Sua opinião, com argumentos, sobre
as ideias citadas no item anterior e o que você aprendeu com esta atividade.
O texto pesquisado “A reforma da educação
básico no Ceará”, de autoria de Antenor Naspolini fala sobre as reformas
ocorridas na educação básica do estado do Ceará entre os anos de 1995 e 2000. Os
avanços registrados podem ser resumidos em duas grandes ações: Gestão
Educacional e Desenvolvimento Técnico-Pedagógico. No âmbito da Gestão
Educacional houve além de outros fatores uma redução do índice de abandono
escolar bem como a implantação dos Conselhos Escolares em todas as escolas do
estado. No quesito Desenvolvimento Técnico- Pedagógico, houve uma redução do
número de professores não habilitados e a criação de programas públicos para
formação docente, denominados MAGISTER CEARÁ e PROFORMAÇÃO. A implementação de
três sistemas de gestão escolar: SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação
educacional no Ceará, 1992), o SIGE (Sistema Integrado de Gestão Educacional,
1997) e o SAP (Sistema de Acompanhamento Pedagógico, 1996) também tiveram papel
fundamental.
No que se refere aos profissionais do magistério merece
destaque o programa MAGISTER, que oferecia três tipos de licenciaturas (Linguagens e Códigos, Ciências Naturais e Matemática e
Ciências Humanas) para os profissionais
que já possuíam ensino médio afim de habilitá- los para atuação nas séries
finais do ensino fundamental e nas três séries do ensino médio. Por fim o autor nos dá a dica de um novo modelo de
política educacional, baseado na mobilização de toda a sociedade, movimento
esse denominado Escola do Novo Tempo, que procura gerar consensos dentro de um modelo de planejamento
participativo gerado desde a escola, como unidade básica de planejamento, até o
governo do estado, passando pelas comunidades e municípios.
Sem dúvida, esses programas trouxeram
muitos avanços para um ensino que se encontrava uma situação tão precária para
a época, no entanto, apresar de todos esses avanços, muita coisa ainda precisa
ser feita. Pude observar no texto que o acesso a escola era um bem para poucos
e que, embora a população cearense predominasse na zona rural, a oferta de
escolas públicas concentrava- se nos grandes centros urbanos. Esse não é mais o
principal problema hoje, pois como vimos, 98% da população de 7 a 14 anos se
encontra matriculada nas escolas, o que nos faz perceber que atualmente o
principal problema é muito mais complexo, pois envolve fatores sociais. Sabemos
que nosso estado possui grande extensão territorial, o que acaba dificultando a
chegada de um ensino de melhor qualidade para todos os municípios.
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