Atividade de Portfólio (Lit Portuguesa I)
Tarefas:
1. Identifique traços conceptistas no Sermão da sexagésima, de Vieira ou, se desejar, na Carta de Mariana Alcoforado.

Dividido entre dois mundos- europeu e brasileiro- e com estilo predominantemente conceptista, Padre Antonio Vieira estabelecia analogias e comparações da época com passagens bíblicas, onde apresentava uma grande profundidade de raciocínio. Os sermões de Antônio Vieira o transformaram em um orador digno de fé e que despertava nos ouvintes uma paixão transformadora. Sermão da Sexagésima foi um dos mais famosos.
O tema do Sermão da Sexagésima é a “Parábola do semeador”, tirada do Evangelho de São Lucas. Nesse sermão, Padre Vieira utiliza uma metáfora: pregar é como semear. Um semeador semeou as sementes que caíram pelo caminho, pelas pedras e entre os espinhos. Apenas parte delas caiu em terra boa. Traçando paralelos entre a parábola bíblica sobre o semeador que semeou nas pedras, nos espinhos, na estrada  e na terra, Vieira critica o estilo de outros pregadores contemporâneos que pregavam mal sobre vários assuntos ao mesmo tempo e que agradavam mais aos homens do que a Deus.
O sermão se apresenta em 10 pequenos capítulos e é considerada sua obra mais importante: uma crítica monumental ao estilo barroco, principalmente ao Cultismo. O assunto básico do sermão, à primeira vista, é a discussão sobre como é utilizada a palavra de Cristo pelos pregadores. Um olhar mais profundo mostra como o autor vai além do objetivo da catequese: o Sermão acaba sendo utilizado como um instrumento de ataque contra o outro grupo adepto do Barroco, representado pelos cultistas ou gongóricos.
             O sermão desenvolve a temática religiosa e, ao mesmo tempo, predomina nele uma das características do estilo barroco: o conceptismo. Para tanto faz uso da metalinguagem: Vieira reflete sobre o poder da arte de pregar por sermões ao mesmo tempo em que está proferindo um sermão. Para isso o pregador se vale de analogias, metáforas, no mesmo estilo que Jesus pregava que consistia em utilizar correspondências alegóricas, de conhecimento geral, para que seu discurso fosse assimilado e compreendido facilmente.
             Além do estilo de pregar, Vieira incorpora também em seu sermão algumas metáforas já utilizadas por Jesus, que representam, em sua totalidade, um significado mais amplo: referiam-se à semeadura religiosa e a conversão das pessoas ao catolicismo, que havia perdido fiéis para o Protestantismo.
2. Identifique traços cultistas num dos poemas selecionados nesta aula.
Os sonetos barrocos apresentam características únicas no que se refere ao estilo como o culto ao contraste, o gosto pela grandiosidade, sem contar o caráter charadístico da composição, que desafia o leitor a decifrar o objeto do poema devido ao jogo de palavras que arma. Um exemplo claro disso está no poema “A uma Ausência”, de autoria de Antônio Barbosa Bacelar cuja temática torna-se uma charada desde o título: afinal, se trata sobre a ausência de que? Ou de quem?
A temática desse poema aparenta ser uma crise emocional. O poema  ilustra bem o Cultismo, pode- ser pelo estilo trabalhado e  principalmente pelo conflito que revela. No ápice de sua manifestação, o Barroco expressa, ao mesmo tempo, êxtase e pessimismo, dúvida e certeza, sim e não. Outros temas constantes do Barroco são: a consciência da transitoriedade da vida, o sentimento de agonia, a solidão, o pessimismo, o exagero da forma bem como o culto ao contraste.

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