Tarefas:
1.
Identifique traços conceptistas no Sermão da sexagésima, de Vieira ou, se desejar, na Carta de Mariana Alcoforado.
Dividido entre dois mundos- europeu e brasileiro- e
com estilo predominantemente conceptista, Padre Antonio Vieira estabelecia
analogias e comparações da época com passagens bíblicas, onde apresentava uma
grande profundidade de raciocínio. Os sermões de Antônio Vieira
o transformaram em um orador digno de fé e que despertava nos ouvintes uma
paixão transformadora. Sermão da Sexagésima foi um dos mais famosos.
O
tema do Sermão da Sexagésima é a “Parábola do semeador”, tirada do
Evangelho de São Lucas. Nesse sermão, Padre Vieira utiliza uma metáfora: pregar
é como semear. Um semeador semeou as sementes que caíram pelo caminho, pelas
pedras e entre os espinhos. Apenas parte delas caiu em terra boa. Traçando
paralelos entre a parábola bíblica sobre o semeador que semeou nas pedras, nos
espinhos, na estrada e na terra, Vieira
critica o estilo de outros pregadores contemporâneos que pregavam mal sobre
vários assuntos ao mesmo tempo e que agradavam mais aos homens do que a Deus.
O
sermão se apresenta em 10 pequenos capítulos e é considerada sua obra mais
importante: uma crítica monumental ao estilo barroco, principalmente ao
Cultismo. O assunto básico do sermão, à primeira vista, é a discussão sobre
como é utilizada a palavra de Cristo pelos pregadores. Um olhar mais profundo
mostra como o autor vai além do objetivo da catequese: o Sermão acaba sendo
utilizado como um instrumento de ataque contra o outro grupo adepto do Barroco,
representado pelos cultistas ou gongóricos.
O sermão desenvolve a temática
religiosa e, ao mesmo tempo, predomina nele uma das características do estilo
barroco: o conceptismo. Para tanto faz uso da metalinguagem: Vieira reflete
sobre o poder da arte de pregar por sermões ao mesmo tempo em que está
proferindo um sermão. Para isso o pregador se vale de analogias, metáforas, no mesmo
estilo que Jesus pregava que consistia em utilizar correspondências alegóricas,
de conhecimento
geral, para que seu discurso fosse assimilado e compreendido facilmente.
Além do estilo de pregar, Vieira incorpora também em seu sermão algumas
metáforas já utilizadas por Jesus, que representam, em sua totalidade, um
significado mais amplo: referiam-se à semeadura religiosa e a conversão das
pessoas ao catolicismo, que havia perdido fiéis para o Protestantismo.
2. Identifique traços cultistas num dos poemas selecionados
nesta aula.
Os
sonetos barrocos apresentam características únicas no que se refere ao estilo
como o culto ao contraste, o gosto pela grandiosidade, sem contar o caráter
charadístico da composição, que desafia o leitor a decifrar o objeto do poema
devido ao jogo de palavras que arma. Um exemplo claro disso está no poema “A uma Ausência”, de autoria de Antônio
Barbosa Bacelar cuja temática torna-se uma charada desde o título: afinal, se
trata sobre a ausência de que? Ou de quem?
A
temática desse poema aparenta ser uma crise emocional. O poema ilustra bem o Cultismo, pode- ser pelo estilo
trabalhado e principalmente pelo
conflito que revela. No ápice de sua manifestação, o Barroco expressa, ao mesmo
tempo, êxtase e pessimismo, dúvida e certeza, sim e não. Outros temas
constantes do Barroco são: a consciência da transitoriedade da vida, o
sentimento de agonia, a solidão, o pessimismo, o exagero da forma bem como o
culto ao contraste.
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