Atividade de Portfólio (Semântica)

1. Comente os pares sinonímicos abaixo, conforme os parâmetros estudados.
a) recusar/rejeitar.
Um termo é mais geral do que outro.
b) adorar/amar. Um termo é mais intenso do que outro.
c) morrer/perecer. Um termo é mais geral do que outro.
d) rango/comida. Um termo é mais coloquial do que outro.
2. Classifique os antônimos abaixo, de acordo com os critérios estudados. Justifique.
a) genro/sogro.
Antônimos conversos.  A semelhança se encontra nos termos de valência: Antônio é genro de Adalberto implica em Adalberto é sogro de Antônio.
b) norte/sul. Antonímia polar (antipodal). Existem duas direções opostas em relação a um dado lugar: Juazeiro do norte localiza- se na região sul do estado do Ceará: A cidade de Camocim situa- se na região norte do estado do Ceará.
c) amar/detestar. Antonímia propriamente dita. O que caracteriza os antônimos dessa classe é o fato de serem graduáveis.
d) dar/receber. Opostos conversos. Semelhante ao item a, a semelhança nesse caso também se encontra na valência das palavras: Antonio deu uma revista a Ana implica em Ana recebeu uma revista de Antonio.
3. Tente formular exemplos de coesão por hiponímia e por hiperonímia. Explique-as em termos semânticos.
Ana gosta muito de flores. De rosas, então, adora. Flores é hiperônimo de rosa. Rosas é hipônimo de flor.
A andorinha destaca-se dos restantes pássaros pelas adaptações desenvolvidas para a alimentação aérea. Andorinha é hipônimo de pássaro. Pássaros é hiperônimo de andorinha.
O leão é o rei da floresta. No entanto, apesar de ter toda uma representatividade, o felino não é considerado o rei da floreta, e sim o Elefante. Leão é hipônimo de felino. Felino é hiperônimo de leão.
 Às vezes, o termo que queremos substituir em uma oração não possui sinônimo, como por exemplo, a palavra computador. Para casos como esse, existem os hiperônimos, que podem ser definidos como sendo a relação de um termo de sentido mais amplo com outros de sentido mais especifico, denominados hipônimos: para computador, temos aparelho, equipamento.

4. Diga como a palavra lima deve ser tratada dicionarialmente na homonímia e na polissemia. Justifique sua resposta.
De acordo com o dicionário Michaellis de língua portuguesa, a palavra lima possui os seguintes significados:
Lima¹
li.ma¹
sf (lat lima) 1 Mec Instrumento de aço temperado, com arestas ou fileiras de dentes cortantes estendendo-se diagonalmente através das superfícies, usado para desbastar e alisar metais e outros materiais. 2 Aquilo que serve para polir ou aperfeiçoar. 3 Tudo o que gasta ou corrói. 4 Tudo o que contribui para o aperfeiçoamento moral; correção, retoque. L. agulha: lima muito estreita, de várias formas e seções, usadas principalmente em trabalhos de ourivesaria e joalheria. L. bastarda: lima de desbastar. L. bastardinha: lima de arestas cortantes mais finas que as da lima bastarda. L. chata: a de seção transversal retangular, de espessura e largura decrescente. L. de entrar: lima lanceteira para furos. L. de meia-cana: a em que uma das faces é convexa. L. de unhas: pequena lima para arredondar as unhas. L.-faca, Mec: lima delgada, com espessura decrescente para um lado, cuja seção transversal triangular sugere a de uma faca. L. grossa: lima de superfície cortante mais áspera. L. lanceteira: lima estreita, de seção retangular, que decresce consideravelmente para a ponta; lima pontiaguda. L. murça: a destinada a desbastamentos leves. L. paralela: a que tem a mesma largura em todo o comprimento. L. redonda: a que tem forma cônica. L. triangular: lima de três quinas com seção transversal; limote.
Lima²
li.ma²
sf (ár lîmâ) 1 Fruto da limeira. 2 Limeira. L.-da-pérsia: o mesmo que lima2. L.-de-cheiro, Folc: V laranjinha. L.-de-umbigo: variedade de lima, também chamada lima-de-bico.
Lima³
li.ma³
sf (der. regressiva de limar) 1 Ato de limar2. 2 Qualidade de água empregada em limar2.
Lima4
Li.ma
4
sf Zool Gênero (Lima) de moluscos bivalves, de concha obliquamente oval e orla do manto cirrosa, que é o tipo da família dos Limídeos.
Podemos observar no dicionário que, na primeira acepção da palavra lima a mesma possui vários significados para a mesma palavra, sendo nesse caso considerada polissêmica. Se compararmos com as outras definições de lima, observamos que elas são homônimas, visto que possuem significados diferentes para a mesma palavra.
5. Defina campo Léxico. Em seguida, diga como a conotação é tratada na proposta de Pottier.
Conforme tópico 05 da aula 03 “O campo léxico constitui uma esfera conceitual recoberta por um conjunto de vocábulos estruturados, sendo cada termo limitado pelos demais.” De acordo com Pottier os semas conotativos podem ser exemplificados da seguinte forma:
As conotações espontâneas (que não são definidas). Dá como exemplo de um nome de animal aplicado a um ser humano metaforicamente: ser um cavalo = “ser grosseiro”; outro exemplo é a associação dos números com conceitos: treze = “azar”, vinte e quatro = “afeminado”. Um outro exemplo decorre de contextos discursivos como em ele é belo, mas inteligente: a beleza é associada à ausência de dotes intelectuais;
As conotações contextuais (não definidas). O autor exemplifica com a frase ladrões visitaram o Museu de Curitiba, em que visitar ganho o traço semântico adicional de “intenção de roubar.” O traço “percorrer para ver” se articula com o anterior, já que a finalidade da visita não é apreciação estética que se pode ver em os turistas visitaram o Museu de Curitiba;
As conotações analógicas, que decorrem de comparações socioculturalmente estabelecidas: mais branco que a neve, mais feliz que um Rei.

Comentários

  1. Olá, Cris! Vi que vc é de Ipueiras no ceará! Sou de Baturité. Suponho que vc faça facul pela UFC virtual, to certa? Também tenho um blog e posto meus trabalhos lá!
    Estou fazendo um portifólio se semântica igual a esse seu. Gostei bastante, viu! Não se preocupe que não vou copiar e colar vou apenas me basear e citarei a fonte. Gostaria de saber se eu seu portifólio foi corrigido ou não, é que estou com muitas duvidas se em (morrer/perecer), há um termo mais geral que outro ou se é mais profissional ou ainda se é coloquial. Se sinta a vontade para visitar meu blog: http://lucieudatorres.blogspot.com.br/

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  2. Olá Lucieuda! Estudo pela UFC Virtual sim, já estamos no 7º semestre. Em qual vc está? Seu nome me parece familiar... Todos os portfólios postados aqui foram corrigidos. Tirei 9,0 nesse, mas o professor quando corrigiu não detalhou as questões, apenas deu a nota. Sinta-se a vontade para pesquisar :)

    Abraços,

    Cristina

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    1. Eu estou tbm no sétimo semestre! Quem sabe não fizemos algumas disciplina juntas, pq com esse negócio de aglutinar polos é bem possível. Vc ainda sabe o nome do professor? Pq a minha é a CARMEM SILVIA DE CARVALHO REGO e agora que estamos vendo essa disciplina... Vc fez ela entes né?

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  3. Oi Lucieuda! Eu já fiz essa disciplina sim, no 5º período com a outra turma de Letras-Português. O professor foi o Jonildo Eufrázio. Tbm estudei com a Carmem Rego, fizemos Filosofia da Linguagem com ela. Realmente com esse negócio de aglutinar polos é muito provável que já tenhamos estudado juntas rs. Nesse semestre por exemplo, estamos com duas disciplinas nessa modalidade: Literatura Brasileira IV e Literatura Portuguesa IV.

    Abraço

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    1. rsrssr, acabei de descobrir que fazemos Portuguesa IV juntas rsrsr. Qdo vc falou q estava com portuguesa aglutinado (e eu tbm), fui olhar nos participante e vc tá la! rsrs q bom! :)

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