PLANO DE AULA DE LITERATURA


Assunto
Unidade 3: O Trovadorismo
Conteúdo
Contexto histórico do Trovadorismo;
Características temáticas das cantigas trovadorescas;
Comparação das características das cantigas de amor e de amigo à  música contemporânea.
Objetivos
Adquirir conhecimento sobre o contexto histórico do Trovadorismo;
Apontar as principais características que diferenciam as cantigas trovadorescas;
Relacionar as características das cantigas de amor e de amigo à  música contemporânea;
Identificar na literatura de cordel, elementos e temas trovadorescos.
Procedimentos e Cronograma
Apresentação do assunto e dos objetivos da aula;
Explanação sobre o contexto histórico de Portugal;
Identificação das cantigas de amor, amigo, escárnio e maldizer;
Comentários acerca das novelas de cavalaria; 
Aplicação de um questionário para ser realizado em sala de aula abordando o assunto/tema da aula;
Correção da atividade;
Apresentação de vídeos contendo músicas contemporâneas que possuem características semelhantes às cantigas de amor, amigo, escárnio e maldizer;
Aplicação de atividade em que os alunos deverão identificar as características das cantigas trovadorescas (essa atividade será realizada em dupla);
Efetuar a correção da atividade, buscando tirar as dúvidas dos alunos.
Avaliação
Os alunos serão avaliados em todas as etapas da aula, aproveitando – se os erros e as situações de aprendizagem.
Meios auxiliares
Projetor, notebook, rádio, folhas xerografadas, quadro e pincel.
Observações
Na ausência do projetor, apresentar um esquema equivalente impresso.
Bibliografia
AMARAL, Emília; PATROCÍNIO, Mauro Ferreira do; LEITE, Ricardo Silva; BARBOSA, Severino Antônio Moreira. Novas Palavras, nova coleção. 1. ed. São Paulo: FTD, 2010.
Na Internet:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade sobre o romance "Gaibéus", de Alves Redol.

O "surrealismo avançado" de Herberto Helder.