PLANO DE
AULA DE LITERATURA
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Assunto
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Unidade 3: O Trovadorismo
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Conteúdo
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Contexto
histórico do Trovadorismo;
Características
temáticas das cantigas trovadorescas;
Comparação
das características das cantigas de amor e de amigo à música
contemporânea.
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Objetivos
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Adquirir
conhecimento sobre o contexto histórico do Trovadorismo;
Apontar
as principais características que diferenciam as cantigas trovadorescas;
Relacionar
as características das cantigas de amor e de amigo à música
contemporânea;
Identificar
na literatura de cordel, elementos e temas trovadorescos.
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Procedimentos e
Cronograma
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Apresentação do
assunto e dos objetivos da aula;
Explanação sobre o contexto
histórico de Portugal;
Identificação das
cantigas de amor, amigo, escárnio e maldizer;
Comentários acerca
das novelas de cavalaria;
Aplicação de um
questionário para ser realizado em sala de aula abordando o assunto/tema da
aula;
Correção da
atividade;
Apresentação de
vídeos contendo músicas contemporâneas que possuem características
semelhantes às cantigas de amor, amigo, escárnio e maldizer;
Aplicação de
atividade em que os alunos deverão identificar as características das
cantigas trovadorescas (essa atividade será realizada em dupla);
Efetuar a correção da
atividade, buscando tirar as dúvidas dos alunos.
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Avaliação
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Os alunos serão avaliados em todas as etapas da aula,
aproveitando – se os erros e as situações de aprendizagem.
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Meios auxiliares
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Projetor,
notebook, rádio, folhas xerografadas, quadro e pincel.
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Observações
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Na ausência do projetor, apresentar um esquema
equivalente impresso.
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Bibliografia
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AMARAL,
Emília; PATROCÍNIO, Mauro Ferreira do; LEITE, Ricardo Silva; BARBOSA,
Severino Antônio Moreira. Novas
Palavras, nova coleção. 1.
ed. São Paulo: FTD, 2010.
Na
Internet:
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Atividade sobre o romance "Gaibéus", de Alves Redol.
Gaibéus foi o primeiro romance escrito por Alves Redol , publicado em 1939, é considerado como a obra que marca a introdução do Neorrealismo em Portugal. Nesse livro, Redol conta a história dos gaibéus, trabalhadores alugados, que vão para a região do Ribatejo, trabalhar nas Lezírias. O autor procura relatar as desigualdades sociais, além da exploração do ser humano pelo próprio ser humano; abordando as más condições de trabalho, as doenças e as diferenças entre proprietário e trabalhador. Logo na introdução, o autor deixa clara a natureza estética de seu livro: “Este romance não pretende ficar na literatura como obra de arte. Quer ser, antes de tudo, um documentário humano fixado no Ribatejo. Depois disso, será o que os outros entenderem". O livro possui uma linguagem bastante marcada por expressões regionais, o que demonstra o interesse, por parte do autor, em apresentar ao leitor a cultura da região. Para escrever Gaibéus , Alves Redol realizou u
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