Postagens

Atividade sobre o romance "Gaibéus", de Alves Redol.

            Gaibéus foi o primeiro romance escrito por Alves Redol , publicado em 1939, é considerado como a obra que marca a introdução do Neorrealismo em Portugal.  Nesse livro, Redol conta a história dos gaibéus, trabalhadores alugados, que vão para a região do Ribatejo, trabalhar nas Lezírias. O autor procura relatar as desigualdades sociais, além da exploração do ser humano pelo próprio ser humano; abordando as más condições de trabalho, as doenças e as diferenças entre proprietário e trabalhador.             Logo na introdução, o autor deixa clara a natureza estética de seu livro: “Este romance não pretende ficar na literatura como obra de arte. Quer ser, antes de tudo, um documentário humano fixado no Ribatejo. Depois disso, será o que os outros entenderem". O livro possui uma linguagem bastante marcada por expressões regionais, o que demonstra o interesse, por parte do autor, em apre...

Atividade sobre o romance "A Selva", de Ferreira de Castro

             Ao escolher o cenário da região amazônica como espaço para representar seu romance “A Selva”, Ferreira de Castro baseou-se em sua própria experiência vivenciada pelo período de quatro anos em um seringal próximo ao rio madeira, que coincidentemente também se chamava Paraíso. Ferreira de Castro criou um protagonista português para o romance, no intuito de mostrar o ambiente amazônico por meio da visão de um imigrante. Sobre a obra de Ferreira de Castro, Massaud Moisés afirma que: Na obra de Ferreira de Castro está viva a forte vocação de narrador que se utiliza de recursos fáceis, porque deseja atingir o público mais simples, o que o leva a não temer a repetição ou a solução menos apropriada, visto conter uma "mensagem" por si só eloquente. O domínio do ofício de narrar, o estilo quase sempre direto, a simpatia humana, pronta a comover-se com o drama alheio e a conter súplicas à justiça ou à caridade, são as características marcantes da...
Atividade de Portfólio 1 Diante do que foi exposto traduza as sentenças (exercício 1) abaixo e disponibilize o resultado em seu portfólio. Verta também para o latim as sentenças (exercício 2) abaixo e disponibilize as respostas em seu portfólio: Exercício 1 1.       Sicilìa insùla est .    Sicília é uma ilha. 2.       Agricòlae terras colunt.    Os camponeses cultivam as terras. 3.       Græcìa patrìa poetárum est.    A Grécia é a pátria dos poetas. 4.       Stellæ uias nautis monstrant.    As estrelas apontam os caminhos para os marinheiros. 5.       Luna et stellæ tenèbras nautis illústrant.    A lua e as estrelas iluminam as trevas para os marinheiros. Exercício 2 1.       A águia é habitante das florestas.    Aquìla incòla siluarum est. 2.   ...

Resultado 1ª fase do concurso público de Ipueiras- Ce.

http://consulpam.com.br/?page_id=1829
Portfólio Latim I Pesquise na internet a respeito da origem e do legado linguístico do latim. Produza um pequeno texto a ser disponibilizado em seu portfólio.                 Falar de um idioma estrangeiro, neste caso o latim, é trilhar pela história, falar da cultura de um povo que influenciou no surgimento de novas línguas tidas hoje como modernas. Estudando- a podemos seguir um caminho que reúne conhecimentos étnicos, culturais e linguísticos, observando como um país em seu auge imperialista influenciou na formação dos idiomas modernos. A origem do idioma latino nos remete aos tempos pré-históricos. O latim era o idioma falado pelos povos que habitavam a região central da Itália chamada de Lacio (Latium), onde atualmente encontra-se a cidade de Roma. Até o século V da era cristã, os romanos estenderam seu domínio sobre os outros povos através de sua superioridade bélica e ao mesmo tempo em que est...
Atividade de Portfólio (Lit Portuguesa I) Trace um paralelo entre o teatro de Ariano Suassuna e o de Gil Vicente. Para tanto, selecione um trecho de cada um desses autores, apresentando os traços formais e conteudísticos coincidentes. Em Portugal, as primeiras manifestações teatrais começaram no final da Idade Média, com as obras de Gil Vicente. Elas representavam a comédia de costumes, por meio de situações cotidianas. Gil Vicente criticava as classes sociais construindo um perfil para cada grupo. Dessa forma, não criticava apenas um indivíduo, mas sim toda a sociedade. O teatro, nesse período, passava por um período de transição da Idade Média para o Renascimento. Na Idade Média, os privilegiados eram o clero e a nobreza, ou seja, eram as classes que detinham o poder político, financeiro e religioso, e segundo seus interesses, repreendiam manifestações culturais usando dogmas da religião para a submissão das classes menos favorecidas. As peças de Gil Vicente caracteriza...
Atividade de Portfólio (Lit Portuguesa I) Tarefas: 1. Identifique traços conceptistas no Sermão da sexagésima , de Vieira ou, se desejar, na Carta de Mariana Alcoforado. Dividido entre dois mundos- europeu e brasileiro- e com estilo predominantemente conceptista, Padre Antonio Vieira estabelecia analogias e comparações da época com passagens bíblicas, onde apresentava uma grande profundidade de raciocínio. Os sermões de Antônio Vieira o transformaram em um orador digno de fé e que despertava nos ouvintes uma paixão transformadora. Sermão da Sexagésima foi um dos mais famosos. O tema do Sermão da Sexagésima é a “Parábola do semeador”, tirada do Evangelho de São Lucas. Nesse sermão, Padre Vieira utiliza uma metáfora: pregar é como semear. Um semeador semeou as sementes que caíram pelo caminho, pelas pedras e entre os espinhos. Apenas parte delas caiu em terra boa. Traçando paralelos entre a parábola bíblica sobre o semeador que semeou nas pedras, nos espinhos, na estrada...