Informática Educacional



O termo "Informática na Educação" tem assumido diversos significados dependendo da visão educacional e da condição pedagógica em que o computador é utilizado.
Vive-se um período em que se faz necessário ter ao menos um domínio mínimo das informações. Os benefícios trazidos pelas novas tecnologias são incontáveis, e é indiscutível a proporção de seus reflexos sociais e comportamentais. O símbolo maior dessas inovações da tecnologia é o computador que hoje é acessível à boa parte da população e com isso vem ganhando seu devido valor. Com tantas mudanças, a educação vem se sentindo pressionada a incorporar o computador nos processos pedagógicos, facilitando tanto o ensino como a aprendizagem. A essa interferência tecnológica no ensino dá-se o nome de informática educativa.
As vantagens do uso da internet são inúmeras. Uma delas é a criação de salas de aula virtuais, passando de um caráter passivo para um caráter dinâmico, sendo estimulados a desenvolver suas qualidades intelectuais. A internet funciona como uma imensa biblioteca onde as informações estão disponíveis para o pesquisador que será encorajado a desenvolver suas habilidades. Outra vantagem é a possibilidade de interagir com outras pessoas, através de e-mails, chats, videoconferências. Essa aprendizagem cooperativa permite que o aluno aumente sua capacidade de desenvolvimento.É óbvio que para poder usufruir desses benefícios é necessário ao menos uma noção de como usar a internet.

Porém, apesar de vários benefícios que a internet pode promover para a educação, ainda existem vários empecilhos para sua implantação. Um deles é a recusa, principalmente dos pais, na adoção da informática educativa. Isso acontece porque eles ainda não tiveram contato com a tecnologia e não conseguem enxergar a internet como uma benfeitora.Outro obstáculo é o fato da maioria das páginas é softwares serem em inglês e também o fato de alguns alunos usarem a internet para fins banais. Quanto ao primeiro caso, a inabilidade com o inglês não é bem um problema, através do contato com essas situações é possível aprender por dedução ou até mesmo se sentir estimulado a estudar inglês pela necessidade de se comunicar. Quanto ao segundo caso, é preciso a elaboração de projetos pedagógicos e roteiros de trabalho que incluam tempo para os estudantes saciarem sua curiosidade para depois se concentrarem nas demais atividades.
Em linhas gerais, a Informática na Educação significa a inserção do computador no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades da educação. Os assuntos de uma determinada disciplina da grade curricular são desenvolvidos por intermédio do computador.
Por tudo isso, podemos considerar a informática educativa um caminho acessível para a inclusão digital.

Referência: http://caminhoinclusaodigital.wikidot.com/o-que-e-informatica-educativa. Acesso em 07/07/2017

Assista ao vídeo de Mário Sérgio Cortella
























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